Filmes


Nós da Camará utilizamos diversos filmes em nossas sessões de cinema, formações, cursos, mobilizações etc.. Esperamos que gostem:

Crianças e Adolescentes


Título: A Idade da Inocência / L'Argent de Poche
Ano: 1976
Dirigido: François Truffaut
Duração: 104 min.
Gênero: Comédia, Drama
Origem: França
IMDB: 7,7
Sinopse: O filme acompanha os eventos de diversas crianças durante o verão de 1976 na França e suas frustrações, problemas e às vezes a apressada passagem para a adolescência. Fonte: filmow / imdb.



Título: Criança, a Alma do Negócio
Ano: 2008
Dirigido: Estela Renner
Duração: 49 min.
Gênero: Documentário
Origem: Brasil
Sinopse: Por que meu filho sempre me pede um brinquedo novo? Por que minha filha quer mais uma boneca se ela já tem uma caixa cheia de bonecas? Por que meu filho acha que precisa de mais um tênis? Por que eu comprei maquiagem para minha filha se ela só tem cinco anos? Por que meu filho sofre tanto se ele não tem o último modelo de um celular? Por que eu não consigo dizer não? Ele pede, eu compro e mesmo assim meu filho sempre quer mais. De onde vem este desejo constante de consumo?
Este documentário reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância. Fonte: filmow / imdb.


Título: Crianças Invisíveis / All the Invisible Children
Ano: 2005
Dirigido: Emir Kusturica, John Woo, Jordan Scott, Kátia Lund, Mehdi Charef, Ridley Scott, Spike Lee, Stefano Veneruso
Duração: 124 min.
Gênero: Drama
Origem: ----
IMDB: 7,6
Sinopse: Seja coletando sucata nas ruas de São Paulo ou roubando para viver em Nápoles e no interior da Sérvia, os filmes são protagonizados por personagens infantis que lidam com uma dura realidade, na qual crescer muito cedo acaba sendo a única saída. Fonte: filmow / imdb.


Título: Infância Clandestina
Ano: 2011
Dirigido: Benjamin Ávila
Duração: 112 min.
Gênero: Biografia, Drama, História
Origem: Argentina, Brasil e Espanha
IMDB: 7,1
Sinopse: Depois de anos no exílio, os pais do pequeno Juan (Teo Gutiérrez Romero) conseguem voltar ao país em 1979 usando documentos falsificados. Seus pais eram membros dos Montoneros, organização que lutou contra a junta militar e, por isso, seus membros foram caçados, presos ou mandados para o exílio. O disfarce da família passa a correr perigo quando o garoto vai para a escola, onde faz amigos e ganha uma admiradora. Fonte: filmow / imdb.


Título: Machuca
Ano: 2004
Dirigido: Andrés Wood
Duração: 121 min.
Gênero: Biografia, Drama
Origem: Espanha
IMDB: 7,8
Sinopse: Chile, 1973. Gonzalo Infante (Matías Quer) é um garoto que estuda no Colégio Saint Patrick, o mais conceituado de Santiago. Gonzalo é de uma família de classe alta, morando em um bairro na área nobre da cidade com seus pais e sua irmã. O padre McEnroe (Ernesto Malbran), o diretor do colégio, inspirado no governo de Salvador Allende decide implementar uma política que faça com que alunos pobres também estudem no Saint Patrick. Um deles é Pedro Machuca (Ariel Mateluna) que, assim como os demais, fica deslocado em meio aos antigos alunos da escola. Provocado, Pedro é seguro por trás e um deles manda que Gonzalo o bata, que se recusa a fazer isto e ainda o ajuda a fugir. A partir de então nasce uma amizade entre os dois garotos, apesar do abismo de classe existente entre eles. Fonte: filmow / imdb.


Título: Os Esquecidos / Los Olvidados
Ano: 1952
Dirigido: Luiz Buñuel
Duração: 85 min.
Gênero: Drama, Policial
Origem: México
IMDB: 8,1


Sinopse: Nos subúrbios da Cidade do México um grupo de jovens delinquentes passa os dias cometendo pequenos roubos. Um fugitivo de um reformatório, Jaibo (Roberto Cobo), por ser mais velho e experiente se torna o líder natural deles. Um dia, na companhia de Pedro (Alfonso Mejía), Jaibo se descontrola e espanca Julian (Javier Amézcua) até a morte, pois supostamente este o teria delatado. Pedro, que tem uma grande necessidade de carinho materno mas é ignorado por sua mãe (Estela Inda), carrega um sentimento de culpa por se considerar cúmplice de Jaibo, que se comporta como se nada tivesse acontecido. Jaibo ainda tenta seduzir a mãe de Pedro, que não lhe dá nenhuma abertura, fazendo com que o confronto entre Jaibo e Pedro seja algo inevitável. Fonte: filmow / imdb.


Título: Os Incompreendidos / Les Quatre Cents Coups

Ano: 1959
Dirigido: François Truffaut
Duração: 99 min.
Gênero: Drama, Policial
Origem: França
IMDB: 8,2
Sinopse: Os Incompreendidos (Les quatre cents coups) é um filme francês de 1959, do gênero drama, dirigido por François Truffaut. O filme narra a história do jovem parisiense Antoine Doinel, um garoto de 14 anos que se rebela contra o autoritarismo na escola e o desprezo dos pais Gilberte e Julien Doinel. Rejeitado, Doinel passa a faltar as aulas para freqüentar cinemas ou brincar com os amigos, principalmente René. Com o passar do tempo, as censuras o direcionarão, vivenciará descobertas e cometerá delitos em busca de atenção. Fonte: filmow / imdb.


0 comentários:

Postar um comentário